sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Recuperação...


... tem sido surpreendentemente boa. Apesar de ter dores nas costas, axila e braço (muito limitado) estou a recuperar melhor que alguma vez pensei. Estou aliviada... acho que é isso. Já não tenho o "bicho " a consumir-me, já não estou à espera de uma data.

Os primeiros dias custaram um pouco. No lugar da minha mama tenho uma cicatriz enorme e no inicio sentia uma impressão horrivel ao toque. Parecia que estava encortiçada, não conseguia tocar nem que me tocassem sem um esforço enorme. Tinha um penso que cobria a área o que não me levava bem a ter noção da realidade. Os drenos foram retirados nos dois dias seguintes, assim como o penso. Foi a unica altura que chorei, quando a enfermeira me retirou o penso. Mas também foi só nesse momento. Fui-me adaptando. Custa... fisicamente estou diferente e tenho que usar estratagemas para sair à rua sem que se note a falta da mama mas é algo que tenho feito naturalmente. Também me ajuda muito o pai da minha filha ter uma atitude muito positiva e dar-me todo o apoio que necessito. Assim como a minha mãe, a minha tia, a minha segunda mãe (Isabel) e os meus amigos espetaculares, que apesar de poucos são muiiiito bons! Adoro-vos :)

Já fui à praia (de tshirt), tenho trabalhado, tenho feito a minha vida normal, o que é otimo!

Aguardo ainda a resposta da segurança social para avançar com o meu projeto. Estou mesmo ansiosa por abrir a minha loja e gostava de o fazer antes dos tratamentos, mas está dificil... querem tanto que as pessoas saiam do desemprego e depois deporam meses a dar um parecer!

Bem... a vida não pára. Segunda feira vou à assistente social para mandar fazer a maminha portátil de silicone e terça tenho consulta com a fisiatra. Entretanto devem estar a chegar os resultados que são fundamentais para o diagnóstico e tratamento. Já me estou a preparar para a fase seguinte... ficar com um novo look :)

Agora vou descansar o meu bracinho lindo ;)

4 comentários:

  1. Ola Susana,
    Estou a escrever para dar uma sugestao de exercicio para o braço, para o caso de ainda n ter tido consulta com o fisioterapeuta. A minha Mae foi operada no dia 26 de Setembro e começou logo a fazer fisioterapia. A minha Mae mexe o braço de baixo para cima, como se tivesse a nadar de costas, faz umas 10 vezes (varias vezes ao dia). Ate agora n tem tido dores e o braço está com bom aspecto. Espero que continue tudo a correr bem. Gostaria de poder manter contacto com a Susana... Beijinhos, Teresa

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa,
    Espero que esteja tudo a correr bem com a sua mãe. Eu iniciei hoje a fisioterapia. Já tenho menos dores e parece-me estar a correr bem. Ainda não consigo bem colocar o braço para cima mas não tarda a chegar lá.
    Pode manter o contato comigo, pois a minha luta ainda agora começou e ter amigas com conhecimento é sempre positivo.
    Beijinhos, Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana,
    A nossa luta começou em Agosto. A minha Mae esta a ser seguida na Fundacao Champalimaud, fomos la hoje para ver como estava a cicatriz, e esta tudo bem. Também já marcamos uma consulta na psicologa, poque a minha Mãe está muito em baixo.... Entretanto estao a chegar os resultados da biopsia de tudo o que tiraram na operação, para depois definir o tratamento a seguir.
    Tenho tido muita necessidade de partilhar com outras pessoas que estao a viver o mesmo que eu/nós.... Se quiser pode me encontrar no Facebook (Teresa Figueiredo -PhD student no ITQB).
    Beijnhos, Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Eu também estou a ser seguida por uma psicologa. É bom, é um grande apoio. Eu vou amanhã saber o resultado da biopsía dos tecidos retirados na operação. Apesar de estar muito otimista e sempre bem disposta estou muito nervosa. Não a consegui encontrar no facebook. Tente encontrar-me https://www.facebook.com/susana.almeida.5817
      Bjinhos
      Susana

      Eliminar