A vida sempre me pregou algumas rasteiras. Felizmente sempre consegui passar por cima. Fui-me construindo e tornei-me na mulher que sou hoje. FORTE! Costumo dizer que a vida é um jogo. Vamos passando de nível eliminando os adversários, tornamo-nos mais fortes até chegarmos ao último nível... acho que cheguei lá e garanto... vou matar o BOSS e ganhar este jogo!
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Começou... a "queda da folha"
A 1ª sessão de quimioterapia correu bem. Não tive quase efeitos secundários o que me permitiu até agora fazer a minha vida normal, por vezes sem me lembrar pelo que estava a passar. No geral sou forte, aguento e tolero bem. Nos primeiros dias sentia uma pequena indisposição, alteração de sabos em alguns alimentos, tive 2 quedas de tensão que me deixaram zonza e mais nada! Andei de um lado para o outro nos preparativos para a abertura da loja (que espero, seja em 16 de Novembro), acho que em alguns dias abusei... fui ao limite. Resumindo... ninguém diria que estou a fazer quimioterapia. As pessoas ficam surpreendidas porque, pelo que parece, até estou com melhor aspeto :)
Mas agora cheguei à fase em que nada posso fazer para que um dos efeitos secundários entre em ação e este não dá para esconder! Começou-me a cair o cabelo hoje! Sinceramente, estive tão bem que nem pensava que este dia ia chegar. É o que mais me vai custar. Já está a custar. Se puxar um pouco do cabelo da frente já fico com uma quantidade significante na mão. É o dia...
Na semana passada dei um corte valente para me começar a habituar à mudança de visual. Amanhã ainda não sei como vou fazer. Se continuar a cair pouco vou cortar à rapazito, se entretanto cair aos tufos vou rapar todo.
Neste processo custa-me tudo... mas custa-me mesmo ter que encarar a Catarina, não saber como vai ela reagir, o que vai pensar. Tenho imaginado brincadeiras, pensei estar preparada, mas na realidade não sei como vou fazer. Não quero chorar mas não sei se consigo.
A partir de amanhã quem passar por mim vai perceber que estou em tratamento e vai comentar, vai pansar "coitadinha". Não é que me importe com o que os outros pensam, mas gosto de passar despercebida. Nunca gostei de dar nas vistas, seja porque razão fosse.
Acho que não vou usar peruca. Experimentei e não gostei! É artificial, não é meu... mas tb não gosto do lenço, nem do gorro (sem cabelo). Vou deixar acontecer e depois ... logo se vê!
Espero continuar com a força que tenho tido. Amanhã verei o que irá acontecer...
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
1ª Quimio
Às 9 horas lá estava eu no 5º piso do hospítal do Barreiro, prontinha para iniciar esta nova etapa. Entrei fisicamente com a minha mãe e espíritualmente com a minha família e os verdadeiros amigos, porque todos estavam comigo... eramos poucos mas bons :)
Estava muito ansiosa, a sala é enorme, tem 10 cadeirões. Escolhi o que estava junto à janela e instalei-me. Começaram por me dar um remédio intravenoso para os enjoos, fiquei a soro e aguardei a chegada do cocktail. As enfermeiras são muito bem dispostas, o que ajuda muito a superar aquele momento. Cada doente tinha direito a escolher uma musica. Começaram por mim - AC/DC "Thunder" eheheh para acordar!
Um pouco depois chegou a auxiliar com a arca e os medicamentos. Eu tive direito a 3. A enfermeira iniciou a preparação, vieram-me as lágrimas aos olhos mas virei a cara, desviei o pensamento e sequei as lágrimas que não chegaram a cair.
Começou... o primeiro saquinho tem um liquido laranja vivo. O segundo era incolor e pequenino e o terceiro era o maior, levou cerca de meia hora. Correu bem. Não senti ardor nem má disposição. Estive sempre bem disposta. A enfermeira disse-me que as primeiras urinas seria da cor do primeiro saquinho. E foi, muito laranja. Só não me assustei porque já estava preparada.
Quando o tratamento terminou reuni com uma enfermeira que me explicou todo o processo, o que fazer se surgir febre, diarreia, ou outros sintomas que não sejam suportáveis e controlados com a medicação me me deram como prevenção. Senti que a qualquer momento tenho ali um grande apoio.
Eram quase 13h quando sai do hospital.
Sentia-me bem. Então fui almoçar fora com a minha mãe. Depois fui fazer os contratos da eletricidade e água para a loja, fui buscar a cat à escolinha, dei-lhe banho, limpei o chão da cozinha, fiz o jantar, jantei e agora vou por a cat na caminha para eu poder descansar.
Continuo a sentir-me bem. Amanhã espero que continue assim. Confesso que estou um pouco ansiosa mas não posso sofrer por antecedência.
Neste momento estou a viver um dia de cada vez, com a melhor disposição disponível e com força para ultrapassar esta fase.
QUE VENHA O AMANHÃ :)
terça-feira, 15 de outubro de 2013
A primeira consulta de quimioterapia
Dia 8 de Outubro
Subi ao 5º piso. Ao sair do elevador senti que entrava numa nova etapa... um novo nível, mais assustador!
Esperei pouco tempo até ser chamada. Ao entrar na sala da médica já sabia o que me iria esperar. O diagnóstico, o resultado, os tratamentos.
A médica é muito simpática. Gostei. Quis ver a minha cicatriz e disse que estava linda e muito bem cicatrizada. Fiquei a saber que dos 21 ganglios que me retiraram 4 eram positivos, pelo que irei ter direito ao pacote completo: 6 sessões de quimioterapia, 30 de radioterapia e tratamento hormonal por 5 anos. Comigo é assim.. ou é ou não é!
Dia 17 começo as sessões de quimio e o meu cabelito deverá começar a cair cerca de 15 dias depois. Acho que esta é a parte mais dificil. A queda do "Pêlo"! Tento encontrar alternativas, formas de compensar a falta qu vou sentir, mas acho melhor dedicar-me aos doces porque até agora nem perucas, nem lenços, nem turbantes... não me identifico com nada. Vou deixar acontecer... e vou-me adaptando. Já sei que vai acontecer, acho que estou preparada...
... ou não!
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
O teste de resistência
É mesmo assim que eu sinto... que vou ser submetida a um teste de resistência. Tenho em mim um misto de emoções que ninguém faz ideia!!!
No inicio do ano detetei o caroço na mama e ao mesmo tempo elaborei um projeto para criação do próprio emprego ( a minha loja de artigos em 2ª mão). As duas situações têm andado "taco-a-taco", ou seja, atrasadas... O processo da loja passou por algumas dificuldades burocráticas entre outras e a minha situação no hostipal nunca mais avançava... tardei em ser chamada para a operação.
Agora... está tudo encaminhado. Dia 4 de Setembro recebi uma chamada a marcar inicio da fiosioteapia para dia 7, um telegrama do hospital a marcar a primeira consulta de oncologia para dia 8 e a segurança social deferiu o pagamento da totalidade das prestações do subsídio de desemprego, o que significa que só preciso abrir atividadade para arrancar com o projeto. Vou deixar de estar desempregada :) E vou, E quero, abrir atividade no dia que começar os tratamentos! As duas situações estão ligadas por alguma razão e é assim que vão continuar.
Hoje fui à primeira sessão de fisioterapia. Gostei. Foi muito agradável. A fisioterapeuta é uma querida. Volto na 4ª feira.
Amanhã é a consulta de oncologia. Esta deixa-me ansiosa. Não sei qual vai ser o tratamento, como vou reagir. Só sei que tenho que ter muita força para avançar com a loja. E vou ter, eu vou conseguir! Penso que ainda esta semana assino o contrato de arrendamento e começo as obras e limpeza. Tudo tem que estar pronto até ao final do mês. Quero abrir em Novembro... logo no inicio :)
Amanhã dou novidades em relação aos tratamentos...
A torcer .....
Subscrever:
Mensagens (Atom)